)

CAMPO DE SÃO BENTO

O Parque Prefeito Ferraz, nome oficial do Campo de São Bento, comprovadamente já pertenceu aos beneditinos.

A área integrava um imenso território que em meados do século XVII era de propriedade de Antônio Maciel Tourinho que a vendeu ao seu filho Francisco Borges Tourinho. Este, por sua vez, cedeu uma parte a Manoel Rodrigues Raimundo com escritura lavrada na residência do vereador, no Rio de Janeiro. Atualmente é difícil precisar os limites desses enormes espaços. A descrição que consta dos documentos da época traz pormenores, que somente os moradores locais conheciam bem. No final do século XVII, em 1697, Manoel Rodrigues Raimundo vendeu as terras aos monges do Mosteiro de São Bento que saldariam a sua dívida de forma bastante peculiar: em gado advindo de Campos.

Já no século passado, de 25 a 30 de Junho de 1824, o Campo de São Bento foi palco de manobras militares observadas por D. Pedro I. Com o Plano de Arrumamento de 1840/41, foram definidos os limites do Parque, como o conhecemos atualmente. Durante a epidemia de escarlatina, em 1843, a malária também causava apreensão entre os niteroienses, doenças transmitidas por mosquitos que se alojavam nas áreas pantanosas da cidade, como o Campo de São Bento.

Aterrado em 1882-83, durante a gestão do Presidente Gavião Peixoto, o parque finalmente foi urbanizado, segundo projeto do engenheiro paisagista belga Arséne Puttemans, já no início deste século, durante o governo do Prefeito João Pereira Ferraz.

Datam dessa mesma época um pavilhão, substituído posteriormente por outros prédios que abrigam hoje o Grupo Escolar Joaquim Távora, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno e o Jardim de Infância Júlia Cortines.

Atualmente, o Parque Pereira Ferraz, grande área verde do bairro Icaraí, é freqüentado assiduamente pela população. Abriga um pequeno parque de diversões e nos finais de semana uma feira de artesanato. Oferece inúmeras atrações, como retreta, encontros do Clube do Curió, exposições, lançamentos de livros, shows, cursos e apresentação de filmes e vídeos.

Local: Entre as Ruas: Lopes Trovão, Domingues de Sá, Gavião Peixoto e Av. Roberto Silveira.
Funciona das: 06:00 às 22:00 horas, todos os dias.
Tel: 2711-3266